Canil Rocha Silva
Canil RS - Cães Rastreadores
CIMARRON
DOGO ARGENTINO
PIT BULL
GALGO
A história
O Cimarrón Uruguayo é uma raça muito rara e pouco conhecida no Brasil. Como o próprio nome já diz, ela é oriunda do Uruguai, e suas origens são incertas e desconhecidas. Porém, sabe-se que ela pode ser descendente de algumas raças espanholas e portuguesas, que foram abandonadas na colônia.
O nome Cimarrón significa qualquer tipo de planta ou animal que tenha sido domesticado e depois voltado para o estado “selvagem”. Desta forma, a raça surgiu devido ao cruzamento entre os cães espanhóis e portugueses e depois começou a ter uma enorme reprodução destes cães nas matas do país
Características
O Cimarrón Uruguayo é um cão de médio porte, elegante, robusto e dotado de muita força. A raça é usada tanto para cão de pastoreio, quanto para guarda. Além disso, no Uruguai estes cães são muito conhecidos pela sua habilidade de caça e agilidade, sendo corajosos e determinados.
O focinho do Cimarrón Uruguayo é um pouco largo, os olhos são expressivos e arredondados de cor escura e tamanho mediano. As orelhas apresentam-se caídas, de formato triangular e são de tamanho médio.
Temperamento
Temperamento do cão Cimarrón Uruguayo
Os cães desta raça são tranquilos, leais e muito apegados a toda a família. Desempenham com muita finalidade a função de guarda e são bem criteriosos, ou seja, o Cimarrón Uruguayo só vai latir se, realmente, houver necessidade. Além disso, são muito inteligentes e conseguem aprender as coisas com facilidade.
A história
A raça Dogo Argentino foi desenvolvida pelos irmãos António e Augustin Nores Martinez, que viviam na província de Córdoba, na Argentina. António tinha o desejo de criar uma raça que fosse imbatível em arenas de brigas e em caçadas a pumas e javalis.
Em 1928, ele alcançou seu desejo com a criação a partir de fêmeas de uma raça chamada Viejo Perro de Pele a Cordobés, acrescentando as seguintes raças à mistura: Dogue Alemão, para aumentar o peso e o tamanho; Buldogue Inglês e Bull Terrier, para ampliar a resistência e a insensibilidade à dor; Boxer, para contribuir com perspicácia e vivacidade; Mastim dos Pirineos, para conferir rusticidade, olfato apurado, manto branco e maior capacidade de adaptação a qualquer tipo de clima; Pointer Inglês, que também melhorou o olfato; Irish Wolfhound, que também elevou o tamanho do animal; e o Dogue de Bordeaux, que proporcionou mais força na mandíbula, cabeça potente e aptidão para batalhas (essa última raça foi abandonada porque ela gerava filhotes com pelo amarelado).
Como a morte de António impossibilitou o processo de consolidação da nova raça, coube a Augustin dar continuidade ao procedimento. Inicialmente, o Dogo Argentino era utilizado entre os caçadores da região, mas com o tempo ele foi se adaptando a novas tarefas, tornando-se um fiel companheiro.
Características
O tamanho do Dogo Argentino varia entre 60 e68 cm. Já o peso médio de cães adultos fica entre 40 e50 kg. Portanto, é um cachorro avantajado, com uma musculatura que salta aos olhos. Mesmo com essas medidas, a raça conta com uma estrutura harmoniosa, além de um andar tranquilo. A pelagem do Dogo Argentino é curta, uniforme, lisa e macia, encontrada na cor branca (com a possibilidade de mancha preta nos olhos). Os pelos variam de1,5 a2 cme tanto a densidade como a espessura oscilam de acordo com o clima de onde esse cão vive (pelos mais espessos em climas frios e mais finos em climas tropicais).
Temperamento
O Dogo Argentino é uma raça muito versátil, pois pode ser alegre e amigável, mas muito dominadora, principalmente na presença de cães do mesmo sexo. As características provenientes de sua origem como cão de caça estão presentes até hoje, por isso, esses cachorros são astutos, corajosos e possuem plena consciência da sua força.
A história
As raças do tipo Terrier, que incluem o Pitbull, foram criadas no início do século XIX, na Inglaterra. Os que apresentam a denominação Bull, em especial, tinham o objetivo de participar de esportes com touros e outros animais de grande porte.
Quando estes esportes foram proibidos, algumas pessoas perceberam o potencial do Pitbull como um cão de briga, em função de sua coragem e obediência, e buscaram introduzir a agressividade em sua linhagem genética. Por outro lado, eles cultivaram o traço hereditário de não morder humanos, com o objetivo de poderem separar os cães após as brigas, sem o risco de serem mordidos.
No momento em que foi levado para fora da Inglaterra, em especial para os EUA, seus criadores buscaram desenvolver um cão menos agressivo, mais ligado à capacidade de trabalhar e proteger a família.
Características
O Pitbull é uma das raças que recebem o termo “pit bull” como um característica de sua criação, que é o fato de ser um cão desenvolvido para estar diretamente em contato com o touro, confinado no mesmo espaço que ele.
É um cão do grupo Terrier, embora tenha a estatura um pouco maior e uma composição um pouco mais robusta do que a maioria dos seus parentes. Eles podem pesar entre 13 e 38 quilogramas e medem cerca de 45 centímetros de altura. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 16 anos, em geral.
Durante muito tempo, a imagem do Pitbull foi ligada à agressividade de maneira injusta, pois pessoas perceberam que era possível aliar sua força e intensidade ao alto nível de obediência, natural da raça, utilizando estas características para criar cães de briga.
Na realidade, estes são cães carinhosos e brincalhões, que – quando são devidamente treinados e recebem um ambiente saudável – representam ótimos companheiros para a família. Em muitos lares, são utilizados como uma espécie de protetor das crianças, pois são muito zelosos em relação à sua segurança
Temperamento
Estes cães adoram a companhia humana e parecem não perceber que são grandes e pesados demais para pularem para o colo de seus donos. Além de afetuosos, são extremamente atentos em relação ao ambiente, o que os torna ótimos cães de alerta.
Eles não representam, no entanto, ótimos cães de guarda, pois não são desconfiados de seres humanos. Na verdade, é provável que quando você for alertado por um Pitbull de que há alguém por perto através de seus latidos, ele esteja apenas querendo cumprimentar o visitante.
A história
Os Galgos, conhecidos também como legreis, são cães de estrutura corpórea esguia, originários de um cão bastante primitivo que era chamado de Canis Familiaris Leineri, que contava com uma estrutura anatômica bastante similar as raças de Galgos atuais. Ele deu origem a cães que eram utilizados pelos povos antigos nas mais diversas atividades, como por exemplo a caça de pequenos roedores, e até mesmo grandes felinos, eram responsáveis muitas vezes por pastoreios de cabras, e também ovelhas além da guarda de caravanas nos oásis.
Foram representados através de monumentos no antigo Egito em uma época que remonta há mais de 2 mil anos antes de Cristo. Até mesmo os gregos e romanos na antiguidade apreciavam o cão quanto a sua musculatura bem desenvolvida e a sua rapidez surreal. Os reis e senhores da Idade Média atribuíam a sua beleza principalmente a elegância e a aristocracia. Portanto eram considerados cães nobres, de uma linhagem diferente.
Características
Muitas pessoas pensam que o Galgo é uma raça de cachorro. Mas na verdade, Galgo é a denominação de um grupo de raças, que possuem algumas características em comum.
Os Galgos são considerados cães de muita personalidade e possuem um temperamento independente, de forma geral não seguem seus donos em todos os lugares, nem mesmo imploram por atenção ou carinho, diferente de outras raças de cães. Costumam demonstrar atenção por seus donos de forma sutil, abanando a cauda e dando uma lambida. Muitas vezes é comum que eles fiquem por perto por algum tempo e retornem em seguida ao seu ócio. Muitos dos Galgos são considerados como cães de pouca capacidade de aprendizado apesar disto são excelentes em resolver problemas em aprender por conta própria e também associar as causas e as consequências dos acontecimentos.
Existem diversas raças de Galgos, estas que variam de acordo com o seu porte , assim como a sua pelagem, temperamento e habilidades. Podem ser pequenos como o Italiam Greyhound, com no máximo 38 cm de tamanho ou enormes como o Irish Wolfhound, que é eleito como a raça mais alta do mundo, muitas vezes beirando mais de um metro de altura. Apresentam pelagens bastante contrastantes, longuíssimas como na raça Afghanhound e curta como no Whippet e no Greyhound, ondulada no Borzói, dura no Irish Wolfhound e no Deerhound e franjada no Saluki.
Apesar de se encontrarem diversos traços comuns, cada uma das raças de Galgo é única, e é impossível se classificar o cão genericamente.
Temperamento
Todos os cães da raça Galgo, possuam características bastante peculiares e comuns, contam com um caráter sério e retraído, principalmente durante as suas caçadas, demonstrando ser um caçador com grande quantidade de energia e vivacidade para ir atrás de suas presas.
Os Galgos são excelentes caçadores assim como também são bastante polêmicos, em alguns países europeus a caça com Galgos é proibida já que ele é considerado uma arma de caçada. É rápido e possui um impressionante potencial de letalidade. A razão deste tipo de proibição é que por serem altamente velozes e ágeis, são capazes de matar muitas presas em muito pouco tempo, sem oferecer chance de fuga, a maioria das suas presas são lebres.